quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Experiências de química

Gelo quente , instantâneo ou artificial.


MATERIAIS NECESSÁRIOS         UMA PANELA
 ÁGUA
 ACETATO DE SÓDIO
 UMA COLHER (DE PREFERÊNCIA BASTÃO DE VIDRO)
PREPARO:
1. Aqueça a água até próximo da ebulição e dissolva acetato de sódio até não ser mais possível dissolver o sal e este começar a se depositar no fundo da panela.
2. Transfira a solução para um copo. Não deixe que o sal não dissolvido que está no fundo da panela caia no copo.
3. Coloque na geladeira por algumas horas. O ideal é que a solução chegue à temperatura ambiente e isso pode ser feito fora da geladeira também. Obs: o líquido deve estar a temperatura normal, então deixe de 3 a 4 horas na geladeira.
4. Despeje um pouco em outro frasco de vidro. Coloque o dedo no recipiente onde você acabou de despejar e veja que não acontecerá nada.
5. Agora suje o seu dedo com um pouco de acetato (pó) e ponha o dedo novamente. A água instantaneamente irá ficar sólida.


Por que isso acontece?
A solução formada pela dissolução do acetato de sódio em água aquecida é supersaturada. Isso quer dizer que, por causa da temperatura elevada da água foi possível se dissolver mais acetato de sódio do que seria em condições de temperatura ambiente, por exemplo.
A recristalização do acetato de sódio acontece quando há a perturbação desta solução supersaturada instável. Isso pode ser conseguido das várias formas mostradas no vídeo e, também, adicionando-se um pequeno cristal do sal à solução supersaturada. Esta perturbação acaba por fornecer um mínimo de energia ao sistema, suficiente para que comece a ocorrer a cristalização do acetato de sódio. Durante a recristalização, o sistema fornece energia ao ambiente em forma de calor, energia esta que foi acumulada durante o processo de dissolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário